O Poder Da Gratidão

As pessoas tendem a acreditar que precisam ter dinheiro, fama, ou sucesso para serem feliz (eu estava nesta categoria), elas não poderiam estar mais longe da verdade. O pesquisador Shawn Achor, autor do livro O Jeito Harvard de ser Feliz nos mostra através de diversos estudos e pesquisas, que o caminho mais fácil para se alcançar nossos objetivos é ser feliz e não vice-versa. Ao contrário do que muitos pensam, a felicidade não é um resultado e sim um processo. Nós precisamos ser felizes, para então termos comportamentos congruentes que nos levarão ao ter. E Shawn Achor prova em seu livro que uma das mais simples e eficientes maneiras para sermos felizes é manifestar gratidão.

Vivemos em uma sociedade em que foca-se no que não temos e esquece-se do que já possuímos e somos.  Somos condicionados a querer o sofisticado e ignorar o simples. A felicidade se encontra em pequenas e sutis coisas. A felicidade está em quem somos e fazemos e não no que temos. Pode parecer apenas uma frase bonita, mas a ciência já comprovou isso através de décadas de estudos, experimentos e não faltam casos que comprovam este fato.

Ingratidão é uma armadilha sútil e traiçoeira. Ela pode estar impedindo você de ser feliz neste momento e alcançar os seus objetivos. Nos últimos sete dias, quantas vezes você dedicou ao menos 15 minutos para agradecer cada coisa que ocorreu em sua vida, seja boa e te trouxe felicidade, ou ruim e te trouxe aprendizados? Quanto tempo você dedica por dia para agradecer cada detalhe de sua vida, o simples fato de estar vivo e as pessoas em sua volta? Muitos acreditam que ás vezes não há o que agradecer. Especialistas dizem que estes estão errados. O café que tomamos ontem, o alimento que ingerimos hoje e o ar que estamos respirando. Sempre temos diversos motivos para expressar gratidão. A partir do momento que nos sentimos verdadeiramente gratos pelo que a vida nos oferece, ocorre a liberação de dopamina, que é um dos hormônios do bem estar e prazer. O nível de cortisol, que é o hormônio do estresse, abaixa. Sentimos a sensação de bem estar só por expressarmos gratidão. Automaticamente ocorrem consequências em nossa vida: aumento de energia, melhora da atenção e memória, entre outros benefícios.

Gratidão é neurociência aplicada e comprovada, se você deseja aumentar sua energia, motivação e alcançar os seus objetivos, é necessário ser feliz neste exato momento. Então expresse gratidão todos os dias e transforme isso em um hábito.

Exercícios para gratidão:

  • Faça uma lista de pelo menos 30 coisas que você é verdadeiramente grato;
  • Deixe a lista ao seu alcance;
  • Leia todos os dias e agradeça por tudo que a vida lhe oferece;

Se você deseja aprofundar-se mais no assunto gratidão, recomendo o blog Frases de Poder do excelente autor e escritor Fernando

Para visitar o blog Frases de Poder, basta clicar aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *